domingo, 23 de novembro de 2008

WEBQUEST



TÍTULO: VERBO
SÉRIE: 4ª
DISCIPLINA OU ÁREA DE CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA
AUTOR: MARISTELA
INTRODUÇÃO TAREFA PROCESSO AVALIAÇÃO CONCLUSÕES


INTRODUÇÃO
AMAR VENDER PARTIR

Verbo é a classe de palavra que possui a maior quantidade de flexões, designa uma ocorrência ou situação. É o verbo que determina o tipo do predicado.
Quanto à conjugação
· Verbos da primeira conjugação: São os verbos cuja vogal temática é a: molhar, cortar, relatar, etc.
· Verbos da segunda conjugação: são os verbos cuja vogal temática é e: receber, conter, poder etc. O verbo anômalo pôr (único com o tema em o), com seus compostos, também é considerado da segunda conjugação devido à sua forma antiga (poer).
· Verbos da terceira conjugação: são os verbos cuja vogal temática é i: sorrir, fugir, iludir,cair,colorir, etc..

TAREFAS


A primeira tarefa será a de pesquisar textos na Internet, revistas, jornais, livros sobre temas diversos.
A segunda tarefa na sala de aula os alunos irão fazer a leitura e identificar os verbos na primeira, segunda e terceira conjugação.





PROCESSO Formem grupos de quatro pessoas. Cada grupo fará uma relação dos verbos nas três conjugações escritas em cartolinas diferentes.
Escolha um colega para digitar e apresentar para o grupo.
Cada grupo escolherá três palavras de cada conjugação para elaborar frases.
Um colega deverá digitar as frases para apresentar a turma.
Linkes de jogos : verbos
rozenmaiden.forumativo.com/jogos-f12/jogo-do-verbo-t355.htm - 55k –
profa-val.blogspot.com/2006/09/jogo-da-memria-verbos.html - 21k -

AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados nas atividades propostas, através da organização e da apresentação do trabalho. Serão avaliados o trabalho como um todo, que será entregue ao professor.

CONCLUSÕES


O tema verbo foi abordado no intuito de alertar as nossas crianças sobre a importância do uso correto da língua portuguesa tanto na escrita como na oralidade. A importância desta atividade está em despertar no aluno o interesse pela leitura, pesquisa e conhecimento da sua língua materna.È importante que o aluno seja multiplicador do conhecimento absorvido, fazendo com isso a sua parte na sociedade como um todo.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

poema



FALA A FLOR




Eu sou a flor...


Que nascí nesse solo fecundo,


vim para enfeitar esse mundo,


nesse deserto, árido e desolador.


Não quero ser enfeite de seu cachecol,


prefiro aqui, junto dos raios do sol,


que presa aos cabelos, de seu amor.


Eu sou a flor...


Que olho direto para o azul celeste,


e se admira essa cor que me veste,


agradeça a terra e ao orvalho.


Essa minha roupagem colorida,


e o amor, dessa tão curta vida,


que se completa, com o verde do meu galho.


Sou a flor...


Que representa a alegria e também o luto,


sou a antecedente de um belo fruto,


que de minha semente vai nascer.


Minha cor que mostra


a seus olhos a beleza,


serve tambem para enfeitar a natureza,


não me tire daqui,


deixe-me um pouco viver.


Eu sou a flor...


Que, com minhas pétalas perfumadas,


lanço a fragrância nas madrugadas,


que torna mais suave seu respirar.


Enfeito a vida, como a luz do vagalume,


e nunca cobro nada por meu perfume,


deixo a terra mais bonita,


para voce adimirar...


Sou a flor...